" AQUI NÃO TEM CANSAÇO, NEM TÃO POUCO COVARDIA, AQUI SÓ TEM AGENTE DA GUARDA MUNICIPAL, COM FIBRA, MORAL E MUITA RALAÇÃO, ESTAMOS SEMPRE JUNTOS PARA CUMPRIR QUALQUER MISSÃO, ARACATI ACIMA DE TUDO".

SEJAM BEM VINDOS (AS)!

sábado, 26 de maio de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE ARACATI PRENDE HOMEM ARMADO COM UMA FACA APÓS TENTAR ASSALTAR UMA MULHER

No último dia 25/05/2012 (sexta-feira), foi preso em flagrante por uma equipe da Guarda Municipal de Aracati: Paulo Henrique (Vulgo Kiko). O mesmo armado com uma faca havia tentando assaltar  uma mulher na Rua Dom Manuel, próximo à Secretaria Municipal de Saúde. A vítima ficou em pânico e começou a gritar, quando populares ouviram, o acusado empreendeu fulga em uma bicicleta. O Grupamento de Resgate da Guarda Municipal de Aracati que vinha passando no momento do ocorrido, repassaram via rádio o fato e as características do acusado para as viaturas da Guarda Municipal que faziam rondas. A viatura 01, tripulada pelo Comandante Vinícius, Gm Sena e Gm Barbosa, estavam próximo do ocorrido e começaram à fazer buscas na tentativa de prendê-lo, quando próximo ao Colégio Beni Carvalho através das carcterísticas repassadas, foi feita à abordagem de forma segura e precisa, localizando na busca pessoal, em posse do acusado, uma faca tipo peixeira. Perguntado ao mesmo se já respondia por algum crime, o mesmo relatou que já havia ido para o centro de reabilitação de menores em Fortaleza por duas vezes quando menor.A equipe da Guarda Municipal conduziu o acusado que já é maior de idade até a Unidade de Segurança Integrada, onde foi feito o reconhecimento pela vítima e apresentado à autoridade policial para os procedimentos cabíveis. Ações como estas demonstram que a Guarda Municipal devidamente equipada e preparada, tem muito à colaborar no âmbito da Segurança Pública.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Debate sobre drogas e segurança pública mobiliza lideranças em Aracati

Comissão de Defesa Social em Aracati Foto: Edson Junior Pio 
O deputado Delegado Cavalcante (PDT) destacou, na manhã desta quarta-feira (23/05), a importância da elaboração de um diagnóstico regional para criação de políticas públicas de prevenção e combate às drogas. O problema das drogas e o reflexo na segurança pública foi tema de audiência pública da Comissão de Defesa Social da Assembleia, na Câmara Municipal de Aracati.  Cavalcante, que propôs o debate, defendeu uma maior interação entre os órgãos publicos e da sociedade civil  para discutir a fundo e buscar soluções para o problema das drogas. “Um dos maiores problemas da sociedade atual e um dos maiores indutores da violência, que antes era restrita aos grandes centros urbanos, é hoje um grande problema também no Interior do Estado”

O major PM Edalcio Aragão, do Conselho Estadual de Políticas Contra Drogas, afirmou que tanto a apreensão como crimes relacionados com as drogas têm aumentado no Ceará. Ele destacou que o Governo quer conhecer as dificuldades e ações de cada região, para poder elaborar e efetivar políticas públicas de combate à droga adaptadas para a a realidade de cada município.

O presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compad), Assis Garcia, destacou o envolvimento de crianças e idosos com drogas e disse que Aracati, por ser uma cidade turística, tem tido mutos problemas nessa área. Ele defendeu mais apoio para entidades que atuam na prevenção e a ampliação de ações voltadas para a recuperação e reinserção social de dependentes.

O comandante da Guarda Municial de Aracati, Marcos Vinícius, destacou que assaltos a mão armada cometidos por usuários de drogas são cada vez mais comuns na cidade e defendeu  maior sincronia nas ações dos governos Federal Estadual e Municipal no combate às drogas.

O comandante do 1º Pelotão PM, em Aracati, capitão Hermilson Carvalho, ressaltou a “relação direta entre drogas e violência” e defendeu a intensificação de ações exclusivas de combate e invesigação. O delegado regional de Aracati, Tarsio Facó, destacou que a droga está disseminada no Interior e além da repressão também tem que haver inventimento na recuperação de dependentes.

O presidente da Associação dos Empresários de Canoa Quebrada (Asdec), Rui Barbosa, afirmou que a droga e a violência têm causado prejuízos ao turismo. “É preciso ampliar ações de tratamento de dependentes, pois o usuário se envolve com o tráfico e parte para o crime e isso prejutica toda a sociedade”, afirmou. Também participaram  do debate vereadores de Aracati e municípios vizinhos, o juiz Jamyerson Câmara Bezerra, de Fortim; o coronel Vilson Castro, comandante do 1º Batalhão da PM, em Russas; o tenente Sidney Aguiar, lideranças comunitárias e políticas e comerciantes do Litoral Leste. CV/CG

  • Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
  • E-mail: agencia@al.ce.gov.br
  • Twitter: @Assembleia_CE
  • quinta-feira, 24 de maio de 2012

    OCORRÊNCIAS ATENDIDAS PELA GUARDA MUNICIPAL DE ARACATI DO DIA 23 PARA O DIA 24/05/2012

    GUARDA MUNICIPAL -PLANTÃO 24 H 
    FORAM REALIZADAS RONDAS OSTENSIVAS DE FISCALIZAÇÃO E ABORDAGENS PELAS RUAS DA CIDADE E LAVRADOS ALGUNS AUTOS DE INFRAÇÃO DE TRÂNSITO DURANTE TODO O DIA.POR VOLTA DE 09:30 H A EQUIPE DA VTR 02 SE DESLOCARAM ATÉ A PRAIA DE CANOA QUEBRADA, BUSCANDO INTENSIFICAR A FISCALIZAÇÃO A BUGGYS NÃO CREDENCIADOS QUE COLOCAM À VIDA DOS TURISTAS EM RISCO.A TARDE FOI APREENDIDA UMA MOTONETA HONDA BIZ DE PLACA NRE 8094,CONDUZIDA POR UMA PESSOA NÃO HABILITADA E COM LICENCIAMENTO ATRASADO.À NOITE, POR VOLTA DAS 18:00 H, FOI FEITO O BALIZAMENTO DO TRÂNSITO PARA REALIZAÇÃO DE UMA CAMINHADA PROMOVIDA PELO COLÉGIO INSTITUTO WALDEMAR FALCÃO QUE SE PROLONGOU ATÉ ÀS 20:00 H. APÓS O EVENTO, FORAM REALIZADAS RONDAS PATRIMONIAIS NO HMED, TERMINAL RODOVIÁRIO, ESCOLAS E PRAÇAS.NO RESTANTE DO PLANTÃO SEM ALTERAÇÕES.A GUARDA MUNICIPAL DE ARACATI FUNCIONA 24 H E ATENDE PELO TELEFONE VTR 01:3433-3918 VTR 02:3433-3911 OU 3446-2461 (SEDE).
    GRUPAMENTO DE RESGATE - PLANTÃO 24 H

    • POR VOLTA DAS 09:00 H O RESGATE DA GUARDA MUNICIPAL DE ARACATI FOI ACIONADO E DESLOCADO PARA O CÓRREGO DOS RODRIGUES, PACIENTE DE 30 ANOS, VÍTIMA DE COLISÃO MOTOXÔNIBUS, CONSCIENTE, ORIENTADA, DOR INTENSA NO MEMBRO SUPERIOR ESQUERDO, ESCORIAÇÕES NO MEMBRO INFERIOR ESQUERDO E SUSPEITA DE FRATURA FECHADA, FOI IMOBILIZADA E CONDUZIDA AO HMED.A MESMA ERA CONDUTORA DA MOTOCICLETA. FOI SOCORRIDA AINDA UMA PACIENTE DE 26 ANOS, CONSCIENTE, ORIENTADA, APRESENTAVA DOR INTENSA NA TÍBIA COM SUSPEITA DE FRATURA FECHADA. A MESMA ERA A PASSAGEIRA DA MOTOCICLETA E FOI CONDUZIDA AO HMED.
    • POR VOLTA DAS 17:16 H O RESGATE DA GUARDA MUNICIPAL DE ARACATI FOI ACIONADO E DESLOCADO PARA A RUA 2 DE NOVEMBRO,PACIENTE COM CRISE PSIQUIÁTRICA,BASTANTE AGITADA, FOI CONTIDA E CONDUZIDA AO HMED. 
    • POR VOLTA DAS 05:45 H (MADRUGADA) O RESGATE DA GUARDA MUNICIPAL DE ARACATI FOI ACIONADO E DESLOCADO PARA DAR APOIO À MARCHA DO TIRO DE GUERRA E FOI SOCORRIDO UM ATIRADOR DE 18 ANOS, APRESENTAVA CEFALÉIA, NÁUSEAS, DORES ANTERCOSTAIS, ORIENTADO E VERBALIZANDO.O GRUPAMENTO DE RESGATE DA GUARDA MUNICIPAL DE ARACATI FUNCIONA 24 H E ATENDE PELO TELEFONE 3433-3910 OU 3446-2461.

    OCORRÊNCIAS ATENDIDAS PELA GUARDA MUNICIPAL DE ARACATI DO DIA 22 PARA O DIA 23/05/2012

    GUARDA MUNICIPAL -PLANTÃO 24 H 
    FORAM REALIZADAS RONDAS OSTENSIVAS DE FISCALIZAÇÃO E ABORDAGENS PELAS RUAS DA CIDADE E LAVRADOS ALGUNS AUTOS DE INFRAÇÃO DE TRÂNSITO DURANTE TODO O DIA.POR VOLTA DE 09:00 H UMA EQUIPE SE DESLOCOU ATÉ A PRAIA DE CANOA QUEBRADA, BUSCANDO INTENSIFICAR A FISCALIZAÇÃO A BUGGYS NÃO CREDENCIADOS QUE COLOCAM À VIDA DOS TURISTAS EM RISCO.FOI APREENDIDA UMA MOTOCICLETA HONDA FAN SEM PLACA.À NOITE FORAM REALIZADAS RONDAS PATRIMONIAIS NO HMED, TERMINAL RODOVIÁRIO, ESCOLAS E PRAÇAS.NO RESTANTE DO PLANTÃO SEM ALTERAÇÕES.A GUARDA MUNICIPAL DE ARACATI FUNCIONA 24 H E ATENDE PELO TELEFONE VTR 01:3433-3918 VTR 02:3433-3911 OU 3446-2461 (SEDE).
    GRUPAMENTO DE RESGATE - PLANTÃO 24 H

    • POR VOLTA DAS 09:20 H O RESGATE DA GUARDA MUNICIPAL DE ARACATI FOI ACIONADO E DESLOCADO PARA O SOCORRO DE UMA PACIENTE DE 46 ANOS, A MESMA APRESENTA SEQUELAS DE A.V.E E HÁ 5 DIAS NÃO SE ALIMENTAVA.FOI CONDUZIDA AO HMED.
    • POR VOLTA DAS 09:50 H O RESGATE DA GUARDA MUNICIPAL DE ARACATI FOI ACIONADO E DESLOCADO PARA O PSF DO ATERRO PARA ATENDIMENTO DE UMA PACIENTE DE 67 ANOS COM CRISE HIPERTENSIVA.FOI CONDUZIDA AO HMED. 
    • POR VOLTA DAS 00:45 H (MADRUGADA) O RESGATE DA GUARDA MUNICIPAL DE ARACATI FOI ACIONADO E DESLOCADO EM SOCORRO DE UM PACIENTE DE 49 ANOS COM CRISE HIPERTENSIVA.FOI CONDUZIDO AO HMED.O GRUPAMENTO DE RESGATE DA GUARDA MUNICIPAL DE ARACATI FUNCIONA 24 H E ATENDE PELO TELEFONE 3433-3910 OU 3446-2461.

    sábado, 19 de maio de 2012

    GUARDA MUNICIPAL DE ARACATI RECEBE MAIS UMA NOVA VIATURA DA PREFEITURA MUNICIPAL



    Visando melhorar as condições operacionais da Guarda Municipal de Aracati, mais uma viatura zero quilômetro foi comprada e já se encontra no pátio da GMA, estando à disposição da população apartir de quarta-feira 23/05/2012, pois está faltando somente a colocação de um moderno sinalizador visual.O veículo é um Renault Sandero 1.6 completo, igual a outra viatura comprada há menos de oito meses e possibilitará mais conforto e agilidade aos profissionais no atendimento de ocorrências,conseqüentemente ajudando muito na prevenção da violência através das rondas ostensivas realizadas pela GMA.

    A Guarda Municipal de Aracati agregada às suas competências de fiscalizar o trânsito e atuar em auxílio a Polícia Militar, tem realizado algumas operações conjuntas com o Programa Ronda do Quarteirão e POG, buscando reduzir à criminalidade tão crescente no município e dentro de suas possibilidades operacionais tem efetuado prisões em flagrante por pequenos assaltos, furtos, embriaguez ao volante e danos ao patrimônio público. Essas viaturas foram adquiridas com recurso municipal e o Prefeito Expedito Ferreira sabe da necessidade de investir cada vez mais em equipamentos modernos, capacitação e valorização profissional, dando total apoio a GMA. 
    Segundo o Comandante Marcos Vinícius: " Aracati será uma das cidades mais visitadas na Copa de 2014 no Ceará e é o segundo maior destino turístico do estado e a insegurança pública é um dos assuntos que mais preocupa à população. Os munícipes e os turistas precisam sentir-se seguros ao transitarem pelas ruas da cidade e levarem a melhor sensação de segurança possível . Em junho estará sendo realizado o concurso público para mais 30 Guardas Municipais, dobrando seu efetivo atual e a previsão é que em novembro estes já estejam trabalhando nas ruas, melhorando muito às condições de segurança da cidade.

    Com estes novos equipamentos, aumento do efetivo e os investimentos que estão sendo feitos na corporação, contando com total apoio do Prefeito Expedito Ferreira, os guardas municipais estarão cada vez mais próximos da população, auxiliando e protegendo o nosso maior patrimônio público que é o cidadão. Vale lembrar que o ex-comandante da GMA Jocélio Gondim tem participação efetiva em todos estes feitos realizados em prol da nossa população através da Guarda Municipal.
    Os investimentos não irão parar por aí e continuaremos buscando apoio junto ao Governo do Estado do Ceará para adquirirmos armamentos não letais, motocicletas e uma ambulância grande e nova para o Grupamento de Resgate, já que o Exmo. Sr. Governador disse em palanque que enviássemos projetos, pois o mesmo iria cuidar pessoalmente do Aracati e nossa parte há um certo tempo foi cumprida".

     GUARDAS MUNICIPAIS CONCLUEM CURSO EM MOSSORÓ-RN.
     
    O Comandante da Guarda Municipal de Aracati Marcos Vinícius, conseguiu recentemente através de uma parceria com a Guarda Civil de Mossoró e o Departamento Penitenciário Nacional à disponibilidade de 10 vagas para os Guardas Municipais de Aracati estarem participando de um curso intenso ministrado em Mossoró para GCM, incluindo às seguintes disciplinas: Uso legal e progressivo da força, sobrevivência urbana, técnicas de imobilizações, emprego de agentes incapacitantes, algemamento, técnicas de abordagem e armamento e tiro. Este curso teve início no dia 02/05 e terminou no dia 18/05/2012. Os Guardas Municipais de Aracati apesar de cansativo, acharam o curso muito bom e estão satisfeitos, restando tão somente o agradecimento à todos os instrutores do DEPEN, em especial ao Agente Baicere e Alexander que articularam esta participação. Os Guardas Municipais participantes estão mais preparados para lhe dar com situações ocorridas nas ruas diariamente e repassar todas às informações aos colegas de farda.

    A Guarda Municipal de Aracati é muito grata por esta parceria com a Guarda Civil de Mossoró-RN e os Agentes Penintenciários Federais e Instrutores do Ministério da Justiça. 
    A violência avança no nosso município e a Guarda Municipal devidamente equipada e preparada tem como colaborar preventivamente no âmbito da Segurança Pública.